Casa de vento 

E eu me lembro da canção da Bahia Praiana de Caymmi - a bela música "O vento". É assim que leio os poemas sinceros de Sandra Araújo. A editora também não poderia ter um nome mais emblemático "Tanto Mar". Há tanto, tanto mar nos poemas presentes no livro. Há mar e café com broa de fubá. Há Minas e suas jeitosas ladeiras. Há, sobretudo, amor de muito amar. A capa sinuosa parece já conduzir o leitor para um caminho sem volta. Afinal, depois do canto da sereia, qual marinheiro gostaria de voltar? 

O livro é um caleidoscópio que aborda os temas mais diversos. Contudo, o que fica notável  e assume caráter inflamável é a perspectiva de uma mulher sem adjetivos que a poderiam definir. Não há nada de básico, não há nada de superficial. O vento pode nos levar a dançar como a leve brisa em dia de sol ou pode nos destruir como aqueles temporais de amor. Porém, a poeta já sabia que quando "abriu a janela" em "Um dia", "inquieta" "ficou repleta de vento"... "Não foi vento encanado", "foi vento impulsivo" "ou seria vento de criação?". O amor da "maternidade", de uma "mineiridade" interiorana. 

Os poemas da poeta Sandra não funcionam como "sessão de terapia". São carregados de "dor", de "ecos". Ainda assim, insiste para o leitor que "só o amor nos salva" do "fingimento" e nos conduz à "entrega", à "cumplicidade", à "simplicidade" e ao mais pungente "erotismo". Há nestes ventos "o sertão" mineiro-lindo. Há também o olhar apaixonado por Brasília. A "saudade orgânica" de quem vive entre um lugar e outro. E há "carnaval", e "confusão". Há devoção aos Orixás. Além de tudo, há também o coração deste poeta mineiro que se perde nas trilhas onduladas desta profunda poesia.

Todavia, estes versos não são meus. Muito me encantaria ter debulhado dos vocábulos versos de tamanho lirismo que chegam causar inveja de tão bonitos. Esses poemas são seus leitor! Busque a "Casa de vento" que fica por lá, onde há "tanto mar"... lá das mãos delicadas de Sandra. 

Observação: Casa de Vento é o livro da poeta Sandra Araújo e poderá ser adquirido na Editora "Tanto Mar" ou diretamente com a autora que possui a página do Facebook "Onde pousa a poesia"
e no Instagram : @sandra.poesia

Que bons ventos os levem!!!

 





Comentários

Postagens mais visitadas